Exposição «Hortas de Lisboa» continua a dar frutos

22 jul 2022

O Museu de Lisboa juntou-se a um dos projetos do programa Bairros Saudáveis 2020, que reuniu o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, a Associação Cultural Moinho da Juventude e o Centro de Investigação CE3C (Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa) e em torno da agricultura comunitária urbana.

Apesar da exposição temporária do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta «Hortas de Lisboa: Da Idade Média ao séc. XX» ter terminado em dezembro de 2021, os temas que abordou, como a  sustentabilidade ecológica, o abastecimento alimentar das cidades e o futuro da agricultura urbana em Lisboa, continuam na ordem do dia e a suscitar novos encontros e reflexões conjuntas.

No passado dia 19 de julho, o Museu de Lisboa participou numa atividade do projeto «A Ciência Chegou ao Bairro: a inclusão social através da promoção da literacia digital e ambiental» no Bairro da Cova da Moura, na Amadora. Nesta iniciativa, foram partilhados os testemunhos de horticultores cabo-verdianos, residentes em Lisboa, entrevistados durante a investigação para a exposição «Hortas de Lisboa», com um grupo de séniores naturais de Cabo Verde. A conversa que se gerou entre a representante do Museu de Lisboa e os participantes na atividade viajou entre as terras de regadio e sequeiro de Cabo Verde e as hortas de Lisboa, as muitas plantas, como o inhame, o feijão pedra, o milho sangue de touro, o quiabo ou o pimento jindungo que se cultivam tanto em Cabo Verde como em Portugal. Uma diáspora de pessoas, plantas e comidas que evocou a saudade, a africanidade, a entreajuda e a partilha.

Esta atividade contou ainda com a colaboração do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa, um dos parceiros do Museu de Lisboa na exposição que, em colaboração com esta comunidade de seniores e com a ajuda das crianças do Bairro, plantou árvores, hortícolas e aromáticas seguindo os princípios da permacultura.

«A exposição “Hortas de Lisboa” constituiu uma oportunidade para criar parcerias com diversas entidades - universidades, centros de investigação, instituições públicas locais e nacionais e empresas - que se mantiveram ativas para além do tempo da exposição, através projetos específicos que saem da esfera do Museu e atuam diretamente na sociedade. É muito gratificante constatar que uma exposição pode lançar as sementes para novos projetos e parcerias, e alargar a escala de atuação do Museu de Lisboa», afirma Daniela Araújo, comissária da exposição.

A exposição «Hortas de Lisboa: Da Idade Média ao séc. XX» mapeou a evolução da agricultura urbana em Lisboa desde a Idade Média até à contemporaniedade, revelando a diversidade de hortelãos da cidade e perspetivando o futuro desta prática através das mais recentes técnicas para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável. Esta mostra esteve patente no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta entre 23 de outubro de 2020 e 12 de dezembro de 2021.

bairrossaudaveis-1.png