Lisboa vista do Palácio do Marquês de Abrantes

Peça em destaque

08 jun 2020

Esta panorâmica da Lisboa ribeirinha, em exposição na Sala D. João V do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, revela-nos uma Lisboa que não chegou aos nossos dias. Tirada dos jardins do palácio do Marquês de Abrantes (atual embaixada de França), revela a área do porto de Lisboa, na pequena baía diante da Rua da Boavista (antiga via marginal).

Do miradouro que encostava aos terrenos e jardins do Palácio dos Duques de Aveiro, observam-se os palácios do Conde-Barão de Alvito e dos Almada-Carvalhais e as ruas da Boavista (onde se destaca o edifício com arco, conhecido como Pátio da Galega) e de S. Paulo. A praia está ocupada com estaleiros navais e a primitiva Igreja de S. Paulo tem ainda a fachada virada a poente. Ao fundo, vislumbram-se os telhados piramidais do Palácio dos Corte-Real e a cúpula do torreão do Paço Real da Ribeira.

No alto de Santa Catarina destaca-se a desaparecida igreja, demolida em meados do século XIX, bem como o casario do bairro da Bica que preenche o vale. No lado oposto, observa-se a antiga Ermida das Chagas, sobressaindo igualmente o Palácio dos Duques de Valença, construção de grandes dimensões, e, por detrás deste, o Palácio dos Duques de Bragança.

«Lisboa vista do Palácio do Marquês de Abrantes»
Autor desconhecido
Séc. XVIII (1.ª metade)