«Meninas» (Outono e Verão), de Jorge Barradas

Peça em destaque

30 jun 2021

No dia em que se assinala o cinquentenário da morte de Jorge Barradas (1894-1971), o Museu de Lisboa recorda as Meninas (alegorias do Verão e do Outono), concebidas para a Estufa Fria, e que hoje recebem os visitantes no átrio do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Encomendadas pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1957, para a Estufa Fria (Parque Eduardo VII), as Meninas de Jorge Barradas (1894-1971) são um dos mais originais e monumentais trabalhos do autor no campo da faiança artística, de que Barradas foi grande impulsionador nas décadas centrais do século XX, abrindo caminho à segunda geração de ceramistas “modernos”, como Manuel Cargaleiro, Querubim Lapa ou Maria Keil.

Representando o Verão e o Outono, este par de esculturas cerâmicas de vulto pretendeu ilustrar a mudança de estações num espaço do centro da cidade consagrado à natureza. Foram concebidas para figurar em pedestais, para serem vistas de baixo, o que reforçava o seu sentido monumental. Apesar de exageradamente longilíneas e dotadas de gestos difusos que já levaram à sua caracterização como «personagens de um teatro de solidões», as esculturas são plenas de elegância e de feminilidade, instituindo-se como verdadeiras figuras de convite que recebem os visitantes.

Por razões de conservação, as peças foram retiradas da Estufa Fria na década de 80 do século XX e incorporadas no acervo do então Museu da Cidade (hoje Museu de Lisboa).

Jorge Nicholson Moore Barradas foi um artista multifacetado: ilustrador e humorista nas primeiras décadas do século XX, a sua obra evoluiu no sentido da adesão ao Modernismo e privilegiando outras modalidades artísticas. Em 1925, integrou o grupo que renovou decorativamente a Brasileira do Chiado. A partir dos anos 30 deixou-se seduzir pelo trabalho em cerâmica policromada, altura em que também os elementos identitários de Lisboa passaram a ser presença constante na sua produção, sendo de destacar as muitas explorações que fez, em pintura, gravura, desenho e cerâmica, das célebres varinas e de outros tipos populares da cidade. Trabalhando em cerâmica e em azulejo, Barradas concebeu obras progressivamente de maior dimensão, corrente onde se inscrevem as figuras da Estufa Fria.

Explore as nossas coleções

Meninas (Outono e Verão)