Museu de Lisboa - Santo António adquire escultura rara de marfim

18 mar 2020

No dia 12 de abril, às 18h30, Anísio Franco apresenta Toni Malau ou Santo António da Boa Sorte, uma nova escultura integrada na coleção permanente deste museu.

Pequena escultura em marfim (10,5 cm de altura) que dá a conhecer uma faceta diferente do culto prestado a Santo António, o santo nascido em Lisboa. Trata-se de uma peça rara e historicamente muito significativa, que representa a miscigenação de culturas e a dinâmica da religiosidade africana, bem como a singular manipulação das crenças cristãs levadas, neste caso, por missionários portugueses e italianos. Usada como uma espécie de amuleto, a escultura servia para proteger o seu dono dos inimigos, interceder por ele em momentos de dificuldade ou resgatar navios durante naufrágios. Acreditava-se ainda que tinha poderes curativos quando em contacto com o corpo, razão pela qual a peça mostra sinais evidentes de desgaste. Estas crenças foram posteriormente levadas pelos escravos para o Brasil, mantendo-se latentes na cultura brasileira.

csm_MLSA.ESC.0234_76cd822451.jpg