O Museu de Lisboa conclui mais um ano letivo de colaboração contínua com a comunidade escolar

01 jul 2022

Depois de mais um ano do programa «No Museu e na Escola», o Museu de Lisboa faz um balanço aos projetos de continuidade construídos com os professores de escolas em Lisboa.

Com a ambição de estender a sua ação para além das fronteiras físicas do Museu, o seu Serviço Educativo tem vindo a desenvolver diversos programas em colaboração com instituições de ensino em Lisboa. Estas iniciativas procuram proporcionar outro tipo de contacto com o património, através da experiência e da realização de exercícios práticos em contexto escolar, promover hábitos culturais e interesse pela aprendizagem que deles se pode extrair.

No ano letivo de 2021/2022, a cooperação com a Escola Secundária Padre António Vieira, no projeto «Contruir Lisboa: eu estou aqui», e com o Colégio Valsassina, no projeto «Desconstruir a cidade: pelos caminhos de Olisipo», apresentou resultados encorajadores, que reforçam o empenho do Museu em envolver-se ativamente na atividade e nos programas da comunidade escolar.

O mote para o projeto de continuidade com a turma do 10º ano do Colégio Valsassina foi a exploração da Lisboa romana e medieval por meio de um exercício prático de representação. Com a dramatização de conteúdos em vários espaços da cidade, pensada e desenvolvida pelos alunos, procurou-se trabalhar o seu desenvolvimento pessoal num ambiente colaborativo.

“Durante várias sessões em que se realizaram percursos, conversas e práticas teatrais, os alunos desenvolveram novos métodos de trabalho, saíram da sua zona de conforto. O desafio da representação foi referido por muitos deles como enriquecedor, inovador e divertido.”, explicam Joana Olivença e Maria José Rodrigues, as mediadoras culturais do Museu que orientaram este processo.

Com a turma do 12º ano de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Padre António Vieira, em Alvalade, partimos do reconhecimento do território de inserção da escola e do museu para o reconhecimento das transformações da cidade, através do acervo do Museu de Lisboa, dos seus mapas e da maquete da cidade antes do terramoto de 1755. A par das visitas às exposições temporárias, à exposição de longa duração e aos jardins do Museu, e de dinâmicas de conhecimento interpessoal, concebidas para estimular o diálogo, a partilha e o debate, os alunos (de origens diversas e a residir em diferentes lugares da área metropolina) foram convidados a escrever uma carta a Lisboa.

“É sempre muito gratificante ter a oportunidade de criar laços com os alunos e seus professores e de, com eles, aprofundar a relação com a cidade. O museu transforma-se num espaço familiar e seguro” conclui Ana Margarida Campos, que representou o Serviço Educativo do Museu neste projeto.

Outro exemplo da relação de proximidade contínua que o Museu mantém com instituições de ensino é o trabalho regular que tem vindo a ser desenvolvido com a Escola Básica Dona Estefânia - Hospital. Desde 2018 que as crianças desta escola são desafiadas a participarem em oficinas educativas do Museu, em regime presencial e em regime digital durante a pandemia. Tal como no ano passado, também este ano os alunos se inscreveram na exposição de rua «Tronos de Santo António» e construíram o seu próprio trono, com a estrutura fornecida pelo Museu de Lisboa – Santo António, que esteve exposto na sala do Conselho de Administração do Hospital Dona Estefânia até ao final de junho.

Estas experiências forneceram à equipa do Serviço Educativo ferramentas e inferências produtivas, e reforçaram a convicção da relevância do programa «No Museu e Na Escola», que potencia a relação do Museu com os mais jovens cidadãos lisboetas e facilita o seu acesso aos seus conteúdos e à sua atividade.

noticia_projcontinuidade_ML-1.jpeg

© Benedita Sarmento