Os registos de Santos em azulejo, um património singular de Lisboa

07 jun 2020

Os registos de santos em azulejo marcam ainda hoje a paisagem de Lisboa. Quantas vezes, ao passar por determinada rua, nos surpreendemos com uns pequenos painéis, com figuras de santos, aplicados às fachadas de prédios, normalmente por cima da porta principal? Estes registos tinham uma função - invocar a proteção de santos, de Jesus ou da Virgem Maria, para aqueles que ali viviam - e a sua aplicação tornou-se bastante comum após o terramoto de 1755.

Em 2019, o Museu de Lisboa editou a obra Devoção e Fé. Registos em azulejo da cidade de Lisboa, volume que reúne informação acerca de 564 exemplares, alguns deles já desaparecidos. Este minidocumentário faz um breve percurso sobre este tão singular e frágil património lisboeta.

Veja o minidocumentário

Fig. 11 - Virgem, p. 190 do corpus (nº 011)..jpg