«Soberania» de Leopoldo de Almeida

Peça em destaque

28 abr 2021

No dia em que passam 46 anos sobre o falecimento do escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975), o Museu de Lisboa destaca uma das suas mais importantes esculturas – a «Soberania», concebida para a Exposição do Mundo Português. O estudo em gesso daquela imponente imagem fará parte da exposição de longa duração do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (piso 1).

Na carreira do escultor Leopoldo de Almeida, a Exposição do Mundo Português (1940) é um marco. Diplomado pela Academia Nacional de Belas Artes em 1920, trabalhou em Paris e em Roma até 1929, ano em que regressou a Portugal. A Exposição do Mundo Português encontrou um Leopoldo de Almeida estabelecido como professor na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em cujo corpo docente ingressou em 1934, e detentor de uma sólida carreira no campo da escultura pública. Terá sido, mesmo, o escultor que maior número de obras realizou para o Estado Novo.

Para o grande certame de Belém, concebeu o grupo escultórico do Padrão dos Descobrimentos (então ainda como obra efémera) e a gigantesca figura da Soberania, imagem de marca de toda a exposição e um exemplo acabado de um conceito artístico ao serviço da propaganda do regime, partilhado por António Ferro (1895-1956) e por António de Oliveira Salazar (1889-1970): a arte como representação da grande fachada da nacionalidade.

A Soberania ocupava lugar de destaque no recinto da exposição, à frente do Pavilhão dos Portugueses no Mundo. É uma alegoria à Pátria e à presença portuguesa nos cinco continentes, ideia conseguida a partir de uma figura feminina couraçada e de grandes dimensões, segurando a esfera armilar e apoiando-se numa coluna, na qual se inscreveram os nomes dos continentes por onde a ideia de pátria portuguesa se disseminava. A expressão grave da escultura, a par dos elementos iconográficos associados ao Poder (a esfera e a coluna), eram símbolos de uma imagem de grandeza e de imponência do império português que se pretendia transmitir a todos os visitantes.

No dia 16 de novembro de 1960, após a passagem do Padrão dos Descobrimentos a obra final, comemorando os 500 anos do falecimento do infante D. Henrique (1394-1460), Leopoldo de Almeida foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.

O estudo para a Soberania integrou o conjunto de modelos e maquetas em gesso doado pelos herdeiros do escultor à Câmara Municipal de Lisboa, a 30 de dezembro de 1985, num processo que culminou quase 20 anos de negociação com o escultor e com a família, com vista à construção de um museu de autor. O Museu de Lisboa detém, hoje, quase 200 obras de Leopoldo de Almeida, parte delas depositada no Museu Leopoldo de Almeida, um dos polos museológicos da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, inaugurado em 2017.

«Soberania»
Leopoldo de Almeida (1898-1975)
Gesso
Museu de Lisboa - MC.ESC.0247