Uma obra de João Abel Manta em Lisboa no dia do seu aniversário

Peça em destaque

29 jan 2021

No dia em que João Abel Manta completa 93 anos, o Museu de Lisboa destaca uma das suas mais icónicas obras públicas de Lisboa.

O monumental revestimento azulejar da Avenida Calouste Gulbenkian, concebido por João Abel Manta (n. 29/01/1928) como tapete decorativo do extenso muro de sustentação de terras daquela artéria de Lisboa, foi realizado no âmbito do projeto de arquitetura paisagista do local, a cargo do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020). O trabalho criativo data de 1970, mas as séries azulejares só foram aplicadas em 1982, num contexto político e artístico já distinto daquele em que foi idealizado.

O projeto foi desafiante por vários motivos: previa-se a intervenção numa grande extensão (quase 300 metros de largura, por 10 de altura); havia que compatibilizar esteticamente o revestimento cerâmico com a icónica arcaria de Alcântara do Aqueduto das Águas Livres; o conjunto tinha ainda um acentuado declive, deveria dialogar com espécies arbóreas a plantar no local e estava próximo de uma avenida de rápida circulação automóvel.

A opção foi criar um conjunto alargado de jogos rítmicos, obtidos através de tons de várias cores e de diferentes padrões geométricos assumidamente abstratizantes, os quais proporcionam a quem passa a perceção de um movimento vertical, que evolui de cores quentes (zona mais alta da Avenida) para cores frias (à medida que se caminha para o Aqueduto), mas que integra também áreas de coloração mais saturada e outras de tonalidade mais diluída.

A obra é um elemento de assumido paisagismo, um cenário à vegetação que foi depois plantada no local, não obstante ter merecido fortes críticas à época. Para quem passa a pé, o jogo cromático é evidente, mas ele é acentuado para quem se desloca de automóvel. E, na verdade, quem, ainda hoje, melhor apreende esta obra são os automobilistas em movimento…

Dos painéis então aplicados pela Fábrica Sant’Anna (entidade responsável pela aplicação de numerosa azulejaria pública em Lisboa, durante o século XX), foi possível recuperar um conjunto de 30 peças, que hoje fazem parte do acervo do Museu de Lisboa. A coleção municipal integra ainda uma maqueta gráfica deste mural cerâmico, organizado em oito segmentos, a qual foi oferecida pelo autor em 1992 (MC.MAQ.0021).

«Painel de azulejos»
Azulejaria