Saltar para o conteúdo

O Museu antes de o ser

23 out 2021 — 27 mar 202210h – 18h

3 € (inclui entrada no Museu)

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt

A exposição foi prolongada até 27 de março

Cada um dos espaços que hoje integram o Museu de Lisboa - Teatro Romano – terraço, pátio, sítio arqueológico, edifício sul que alberga a exposição de longa duração, o imóvel onde se encontra a receção do museu, com fachada para a Rua de São Mamede – tem passados insuspeitos, histórias que se escondem umas por baixo de outras.

O objetivo desta exposição é desvendar algumas dessas vidas e histórias, decapando o passado como se fossem camadas de terra que, lenta e cuidadosamente, se vão tirando.

A palavra «museu» provém do grego, significando os templos ou santuários onde as musas, filhas de Zeus e Mnemósine, habitavam. O termo significa também a biblioteca ou espaço criativo, pois era o local dedicado à música e às artes. Museu é, deste modo, sinónimo de casa e memória, de criação e resguardo. 

Estas duas vertentes do conceito de museu – a proteção do passado e da memória, mas também a sua reanimação e interpretação – constituem hoje eixos programáticos do Museu de Lisboa - Teatro Romano. E este é um museu de muitas camadas e muitas vidas, tal como a Arqueologia, que tem a sua metodologia precisamente na identificação estratigráfica

O Museu antes de o ser Foto6 ©Arquivo Municipal de Lisboa.jpg

© Arquivo Municipal de Lisboa

O Museu antes de o ser Foto7 ©Arquivo Municipal de Lisboa.jpg

© Arquivo Municipal de Lisboa

O Museu antes de o ser Foto4 ©MuseudeLisboa.jpg

© Museu de Lisboa

O Museu antes de o ser Foto3 ©MuseudeLisboa.JPG

© Museu de Lisboa

O Museu antes de o ser Foto2 ©MuseudeLisboa.jpg

© Museu de Lisboa

O Museu antes de o ser Foto6 ©Arquivo Municipal de Lisboa.jpg

© Arquivo Municipal de Lisboa