Saltar para o conteúdo

O Museu e a Cidade

A maqueta de Lisboa antes do terramoto: O abastecimento de água

• 29 SET 2021 18H

29 set 202118h – 19h30

Duração: 90 minutos

>10 anos

Bilhetes: 3€
Disponíveis em Blueticket.pt

Nesta quarta visita do programa «O Museu e a Cidade», promovido pela área de Investigação do Museu de Lisboa, propomos um percurso diferente em torno da grande Maqueta de Lisboa antes do Terramoto de 1755: conhecer os pontos de abastecimento de água que os habitantes de Lisboa tinham ao seu dispor naqueles meados do século XVIII.

Até ao reinado de D. João V, o abastecimento de água à população lisboeta fazia-se com recurso a poços, cisternas, fontes e chafarizes, cujo manancial diário era insuficiente para suprir as necessidades. A construção do Aqueduto das Águas Livres, a partir de 1731, veio resolver parcialmente esse problema. Apesar de ser a mais grandiosa obra do tempo de D. João V na cidade, os autores da grande Maqueta de Lisboa antes do Terramoto de 1755 não incluíram o aqueduto. Mas ele está presente em alguns chafarizes que receberam as águas daquele gigantesco sistema de canalização de água, hoje ainda tão impressionante para quem passa no Vale de Alcântara ou entra na Mãe d’Água das Amoreiras.

29SET VisitaMAQUETA PX.jpg

@ José Avelar/Museu de Lisboa