Saltar para o conteúdo

Os Loucos Anos 1920 em Lisboa

21 mai 202216h – 17h

Cecília Vaz

Entrada livre

Os anos 1920 entraram para o imaginário ocidental como os loucos anos 20, conhecidos pela busca desenfreada do prazer e do divertimento, que se segue aos críticos anos de guerra, mas também da vontade de inovar, modernizar e liberalizar costumes e comportamentos.

Os clubes noturnos e os cabarets são um símbolo e um exemplo do espírito dos tempos então vividos, onde a transgressão era vista como mote de modernidade.

Partindo do inventário dos clubes noturnos modernos existentes em Lisboa entre 1917 e 1927, este livro leva-nos a percorrer diversos aspetos da vida destes clubes, o tipo de atividades e sociabilidades que promoviam, e a caraterização e motivação de quem os frequentava.

Uma página única e irrepetível da história de Lisboa, numa viagem a um tempo que nos continua a fazer sonhar e a povoar a nossa imaginação.

Cecília Vaz (Lisboa, 1978) é licenciada em Estudos Portugueses (FCSH-UNL) e mestre em História Moderna e Contemporânea (Iscte-IUL). Atualmente encontra-se a concluir o doutoramento em História Moderna e Contemporânea no Iscte-IUL, onde é também assistente convidada no departamento de História e assistente de investigação do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Tem dedicado a sua investigação particularmente ao tema da boémia e a questões que este suscita, como as suas representações, práticas de sociabilidade e circulação de ideias.


Os Loucos Anos 1920 em Lisboa
Clubes noturnos, boémia e transgressão
de Cecília Vaz 
Editor: Lua Eléctrica

Capa-Os-loucos-anos-1920-Frente.jpeg

© Direitos Reservados

Os Loucos Anos 20 em Lisboa