Saltar para o conteúdo

Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico

Ensemble Dan Luz Al Sol

17 dez 202119h – 20h

ESGOTADO

Participação gratuita

Todas as idades

Reserva de bilhetes: reservas@museudelisboa.pt, até 2 bilhetes por pessoa. 
Levantamento na bilheteira.

Este concerto reúne os vários tipos de repertório de Natal, do séc. XVI e XVII, na Península Ibérica e em várias das antigas colónias de Portugal e Espanha. De Portugal, os vilancicos negros de Santa Cruz de Coimbra são magníficos exemplos do sincretismo inerente ao convívio entre as culturas europeias, africanas, americanas e asiáticas. O surgimento de instrumentos e ritmos africanos enriqueceram as sonoridades, até então, utilizadas. 

Outra mistura de culturas é proveniente dos motetes do português Gaspar Fernandes que emigrou para Guatemala e México. De Espanha, os vilancicos e ensaladas que se encontram no Cancioneiro de Uppsala, fazem parte de uma compilação de peças, na sua maioria de teor natalício, que combinam os ambientes religioso e festivo. 

Este programa percorre países de vários continentes, sendo cantado em várias línguas, entre elas, português, castelhano, asteca, crioulo ou mesmo outras, que aparecem em diálogo, misturadas ou com apropriações linguísticas e fonéticas do português e do espanhol.
O Ensemble Dan Luz al Sol é constituído por quatro vozes solistas e vários instrumentos de percussão e corda dedilhada espelhando o ambiente das sonoridades deste período da História da Música. 

Elenco

Patrycja Gabrel - Soprano
Carolina Figueiredo- Mezzo soprano
João Sebastião - Tenor
Fernando Gomes - Barítono e percussão 
Helena Raposo - Tiorba e guitarra barroca

17DEZOsVilancicosdeNatalBX.jpg

© Direitos Reservados

Natal no Museu de Lisboa