Saltar para o conteúdo

Educação

Através do Serviço Educativo e mediante marcação prévia, o Museu de Lisboa disponibiliza visitas orientadas, reconstituições históricas, oficinas de expressão plástica, workshops e ações de formação, oferecendo a oportunidade para um melhor conhecimento da história e das vivências da cidade de Lisboa. 

As atividades destinam-se ao público em geral, famílias, público escolar, público sénior e público com necessidades especiais. 

Para preparar a sua visita, deixamos-lhe aqui informações que o podem ajudar. Se precisar de alguma ajuda, contacte-nos: servicoeducativo@museudelisboa.pt.

Veja o nosso programa e venha espreitar, percorrer, pensar, aprender e descobrir Lisboa!

Programa Geral

  • Visitas orientadas

    visitas_no_museu.svg

    Todos os meses promovemos visitas aos vários núcleos do Museu de Lisboa onde queremos mostrar mais de Lisboa e as nossas coleções.

  • Percursos pela cidade

    percursos_pela_cidade.svg

    Um museu só é museu se estiver envolvido na sua comunidade e ao serviço da sociedade bem como do seu desenvolvimento, expondo o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins educativos, de investigação e lazer. É por isso que continuamos a realizar percursos que ligam os núcleos do Museu de Lisboa às suas comunidades e, em simultâneo, mostram a cidade e o seu património.

  • Programa Pós-parto

    Lisboa revela-se

    programa_pós-parto.svg

    Desenvolvido em estreita colaboração com a fisioterapeuta Graça Lucena, autora da ideia, este programa associa a recuperação do parto a uma experiência cultural num palácio setecentista. Com dinâmicas próprias, as sessões do programa são em grupo, decorrem em ambiente confortável e descontraído com exercícios e recomendações para a recuperação da mãe, cuidados com o bebé e da família em geral, sem esquecer o pai.

  • + Atividades para famílias

    mais_atividades_para_famílias.svg

    Desafiamos as famílias a experimentar as atividades do Museu de Lisboa. O nosso desafio inclui diversas atividades para jogar, pintar, desenhar, descobrir, sempre em família.

  • Férias no museu

    férias_no_museu.svg

    As férias no Museu terão em conta a segurança de todos os participantes envolvidos. Seguimos as orientações e medidas de controlo da pandemia COVID-19, promovendo o bem-estar das crianças, para que possam desfrutar destas semanas com tranquilidade e muita inspiração.

Programa Escolar

Com o título «CONSTRUIR LISBOA», a programação para escolas do Museu de Lisboa, para o ano letivo 2021/2022, convida todos a viver experiências muito diversificadas nos seus 4 núcleos: o Palácio Pimenta, o Teatro Romano, o Santo António e o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos. 

O que é uma cidade? Um território natural e construído. Um palco de interação entre indivíduos. Um espaço de mediação entre os homens e a sua cultura. Um campo de representações e valores. O território, a sociedade e as artes são aspetos fundamentais na construção e evolução de uma cidade no passado, no presente e no futuro.

O Programa Escolar CONSTRUIR LISBOA, cidade que cresceu virada para o rio Tejo, há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território, é um convite à (des)construção da cidade para melhor compreender como esta foi construída e vivida ao longo dos séculos.

Pretende desvendar diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território, revelando aspetos da vida quotidiana, importantes marcos arquitetónicos e testemunhos patrimoniais que ajudam a compreender as dinâmicas socioeconómicas, culturais e religiosas de uma cidade que foi sempre multiétnica, multilinguística e multiconfessional. 

Pensado para complementar os programas curriculares e as competências a desenvolver pelos alunos, está organizado em torno de cinco eixos fundamentais: a CIDADE, o TERRITÓRIO, as PESSOAS, as ARTES e o SAGRADO. Inclui visitas, oficinas, jogos e debates nos vários núcleos do Museu.

Com o MUSEU ESTÁ NA RUA promove ainda percursos que exploram colinas, bairros, ruas e lugares da cidade para revisitar memórias, histórias e épocas, revelando antigos e novos patrimónios.

Para apoiar o ensino, o Museu de Lisboa promove ainda VISITAS À MEDIDA e PROJETOS DE CONTINUIDADE, construídos em articulação com os professores.

Conscientes do momento em que vivemos e porque a segurança dos nossos visitantes nos é de extrema importância, toda a nossa programação segue as diretrizes da Direção-geral da Saúde. 

Participe! Visite-nos!

Consulte a nossa programação

Recursos Pedagógicos

Com a linha de programação LISBOA CABE NA TUA CASA, o Museu de Lisboa disponibiliza recursos pedagógicos diversos que podem ser utilizados em contexto doméstico e escolar.

Minidocumentário sobre profissões medievais

Como eram os trabalhadores e trabalhadoras na época medieval? Neste minidocumentário, o Museu de Lisboa desvenda as profissões da Lisboa do século XI e XII, época em que Santo António viveu na cidade.

Minidocumentário sobre as profissões de Lisboa de 1500

Em frente à Casa dos Bicos, onde hoje nos sentamos em esplanadas e as crianças brincam no jardim, já se realizou o mercado da Ribeira Velha. Muitos seriam os estivadores e as vendedeiras que se cruzavam. As profissões de Lisboa do século XVI continuam ligadas ao artesanato e à vocação portuária e comercial da cidade. Conheça alguns destes ofícios e profissões.

Origens da tradição dos Tronos de Santo António

Sabia que a tradição dos Tronos de Santo António surge como resposta à destruição provocada pelo Terramoto de 1755? Descubra as origens desta tradição.

«Manel e Chico descobrem o Teatro Romano»

O conto «Manel e Chico descobrem o Teatro Romano», escrito por Bruno Magina, técnico de Museologia e Património do Museu de Lisboa – Teatro Romano, pretende, de um modo acessível, pedagógico e próximo ao da realidade histórica, dar a conhecer aos leitores mais jovens, e não só, o contexto em que foram descobertas as ruínas do Teatro Romano de Lisboa.

Entro eu e saio romano

Há 2 mil anos, não se festejava o Carnaval, mas no dia 15 de fevereiro os romanos celebravam a Lupercalia, uma grande festa onde reinava a alegria e a liberdade. Este dia terá dado origem ao Carnaval como hoje o conhecemos. Neste vídeo, o Museu de Lisboa explica como se fazem roupas e jóias romanas.

Um tostãozinho para Santo António

Porque se pede o tostãozinho para Santo? E qual a ligação aos tronos de Santo António? Descubra esta tradição da cidade com o Museu de Lisboa.

    ML_Programa Educativo_AGO—DEZ 2020_WEB.svg

    © Museu de Lisboa