Open Conventos 2024 integra percurso dedicado a Santo António

14 mai 2024

A 3.ª edição do Open Conventos, que se realiza entre os dias 23 e 25 de maio, inclui um percurso temático dedicado a Santo António que nos leva pelos lugares de Lisboa por onde passou o santo mais popular da cidade.
O percurso dedicado a Santo António será guiado por Paulo Cuiça, do Museu de Lisboa - Santo António, e parte, no dia 24 às 10h e no dia 25 às 15h, do Largo de Santo António da Sé, onde se situava a casa da família de Fernando de Bulhões no século XII, e onde hoje se localiza o Museu de Lisboa - Santo António e a Igreja de Santo António, locais que guardam essa memória.
A primeira paragem deste percurso é ali bem perto, na Catedral de Lisboa, onde o Santo iniciou a sua educação e onde foi menino de coro, seguindo-se a Igreja de São João da Praça, terminando na Igreja e Mosteiro de São Vicente de fora, onde Fernando se fez monge.
A primeira edição do projeto Open Conventos aconteceu em 2019 e contou com mais de 3 mil participantes. Na sua segunda edição, o ano passado, foram mais de 6 mil as pessoas que participaram nesta iniciativa. O projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Turismo do Patriarcado de Lisboa e o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo de criar maior proximidade entre a população e o património material e imaterial do país.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

MARCAÇÕES/INFORMAÇÕES
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural, Direção da Cultura da SCML