Saltar para o conteúdo

Bairro SAAL Curraleira - Embrechados

  • 17 MAR 2024 15H [ESGOTADO]

17 mar 202415h – 17h

5€

+ 16 anos | 120 minutos

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt

Ponto de encontro: AMBH – Associação de Moradores Bairro Horizonte, Rua António Luís Inácio n.º 20

Com o 25 de Abril e o espoletar das lutas urbanas, os moradores do bairro da Curraleira-Embrechados organizaram-se para a realização de obras de melhoria do seu bairro, através da instalação de esgotos, chafarizes e eletricidade e da pavimentação de algumas estradas. 

A partir de novembro de 1974, passaram a contar com a colaboração de uma equipa técnica SAAL coordenada pelos arquitetos José Paradela e Gravata Filipe. Da discussão dos projetos com os moradores resultaram dois modelos habitacionais, desenvolvidos para responder melhor às diferentes necessidades identificadas. 

Os 224 fogos construídos resolveram os problemas de uma pequena parte da população envolvida na operação, cerca de 900 famílias. Muitos desafios permanecem naquele território. O trabalho realizado pelas organizações locais e o empenho de muitos moradores continuam a ser a melhor resposta a um longo processo de abandono e esquecimento por parte de diferentes autoridades públicas. 

Percuso 2_Curraleira_Painéis de apresentação do projecto aos moradores, 1976.jpg

O Bairro, Painel de Apresentação do projecto aos moradores, 1976. Equipa de Apoio Local Curraleira-Embrechados. Coleção José António Paradela e Luis Gravata Filipe. Fotos © Filipe Braga, cortesia Fundação Serralves, Porto.

O problema da habitação