Saltar para o conteúdo

Casina

Teatro no palco mais antigo de Portugal

  • 6 a 23 JUL 21H30
  • De QUAR a SÁB

06 jul 202221h30

Encenação de Joaquim Horta

6 €

> 12 anos

Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt ou reservas@museudelisboa.pt 

Telefone: 215 818 530 

 

 

Desde 2016 que os clássicos sobem ao palco mais antigo em Portugal. Reviver a função para a qual este monumento foi edificado, no longínquo século I da nossa era, é uma das linhas programáticas mais emblemáticas do Museu de Lisboa - Teatro Romano. 

Este ano, pela primeira vez, apresentamos um autor latino, Plauto, com a sua peça Casina, escrita no longínquo século II a.C., uma peça licenciosa e a que maior sucesso teve na sua carreira. 

«Em Casina, a ação centra-se na luta de poder entre o masculino e o feminino e em torno da rivalidade entre o velho Lisidamo e Eutinico, pai e filho, ambos apaixonados por uma jovem escrava», situa Joaquim Horta, encenador da peça que subirá ao palco mais antigo de Portugal de 6 a 23 de julho, de quarta a domingo, sempre às 21H30. 
Sobre o autor, o encenador explica que «as comédias de Plauto correspondem a adaptações de modelos gregos da Comédia Nova, mas adaptadas a um público romano», referindo ainda que um dos principais temas do teatro clássico são os tipos específicos de personagens: o pai ciumento, a mulher traída, o charlatão, o escravo desonesto...». 

Catarina Requeijo, Inês Rosado, Joaquim Horta, Vicente Wallenstein e Vítor Silva Costa interpretam esta história que «pode ser entendida numa perspetiva atual onde a cobiça, a humilhação, a mentira e a ousadia se entrelaçam no espírito humano», refere Lídia Fernandes, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Texto Plauto 
Encenação Joaquim Horta 
Elenco Catarina Requeijo, Inês Rosado, Joaquim Horta, Vicente Wallenstein e Vítor Silva Costa  
Figurinos Catarina Ferreira e Marta Azenha 
Coprodução Horta Produções Culturais e Museu de Lisboa - Teatro Romano  

ADV_TEATRO CLASSICO_SITE.jpg

© Hugo Vaz