Saltar para o conteúdo

Cidade Perdida. A Maqueta de Lisboa anterior ao terramoto de 1755

Lançamento de livro

20 set 202318h30 – 19h30

Entrada livre

Apresentação do primeiro volume da obra Cidade Perdida. A Maqueta de Lisboa anterior ao terramoto de 1755, pela historiadora da arte Maria Helena Barreiros, no âmbito do congresso internacional Historiografia das cidades.

A Maqueta de Lisboa anterior ao terramoto de 1755 é uma das mais importantes obras do Museu de Lisboa. A sua grandiosidade e a relevância da investigação que presidiu à sua realização não deixam indiferentes os visitantes do museu, mesmo aqueles mais familiarizados com a história da cidade. 

Em cem páginas, contam-se 50 anos de história da maqueta, desde a primeira ideia de conceção de um modelo tridimensional representativo de Lisboa antes do terramoto de 1755 até ao programa de animação virtual concluído em 2010 e ainda hoje disponível para os visitantes do Museu de Lisboa.

A recente localização de fundos arquivísticos que documentam a sua história foi o ponto de partida para uma investigação monográfica, conduzida por historiadores do Museu de Lisboa e de outros organismos da Câmara Municipal de Lisboa, bem como de museus e universidades. O grande manancial de informação recolhida levou à organização da obra em dois volumes - tal como a maqueta foi também realizada em duas fases. 

O segundo volume reúne estudos de caso sobre áreas da cidade mais afetadas pelo terramoto de 1755 e será editado em 2024, em data a anunciar.

MC.MAQ.0005.jpg

© Museu de Lisboa