Saltar para o conteúdo

Lavagem de Santo António

07 — 10 set 202218h30 – 15h

Iniciativa da Associação Franco-Brasileira Viva Madeleine, com o apoio da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, da Igreja de Santo António, do Museu de Lisboa - Santo António e da Câmara Municipal de Lisboa.
 

O Museu de Lisboa - Santo António junta-se à Associação Franco-Brasileira Viva Madeleine para a realização de um acontecimento inédito em Portugal, a Lavagem de Santo António, evento cultural e inter-religioso que evoca a lavagem das escadas da Igreja do Senhor do Bonfim da Bahia. 

Considerada uma das maiores manifestações populares da Bahia, a celebração repete-se todos os anos desde 1745, no mês de janeiro, reunindo milhares de pessoas no Largo do Bonfim, em frente à igreja, no alto da Colina Sagrada. A festa é marcada pela lavagem da escadaria e do adro da igreja por baianas vestidas a rigor, ao ritmo de sons e cânticos. O ritual tem origem nos preparativos para a Festa do Senhor do Bonfim, realizados pelos escravos que lavavam e ornamentavam a Igreja. 

Em 2002, por iniciativa do artista baiano Ricardo Chaves, esta tradição secular afro-brasileira ganhou um sotaque francês, realizando-se desde então a Lavage de la Madeleine, com a simbólica lavagem das escadas da Igreja de la Madeleine, em Paris, iniciativa que ao longo dos anos se transformou num festival. Organizado pela associação Associação Franco-Brasileira Viva Madeleine, em 2011 a UNESCO reconheceu a dimensão cultural do Festival Cultural Brasileiro Lavage de la Madeleine ao incluir o evento na «Rota do Escravo».

No ano em que celebra o 21.º aniversário, o festival chega a Portugal, com a Lavagem de Santo António, na Igreja de Santo António, em Lisboa. Para além do ato simbólico da lavagem das escadarias da igreja, o programa inclui uma conferência, uma missa e uma manifestação pela Paz.

 

7 SET | 18h30
Conferência «Lavagem de Santo António – Manifestação pela Paz»
Museu de Lisboa – Santo António 
Por Aline Silva, membro do Associação Viva Madeleine

8 SET | 17h
Missa em agradecimento a Santo António de Lisboa acompanhada pelo coro do festival Cultural da Lavagem
Igreja de Santo António

10 SET | 11h30 – 14h
Manifestação pela Paz com desfile entre a Rua do Terreiro do Trigo até à Igreja de Santo António

Com a participação da Ala das Baianas, da Ala dos Capoeiristas, da Escola de Samba da Margem Sul e dos grupos Batalá, Maracatu Baque do Tejo, Maracatu Baque de Mulher e Oxalá.

10 SET | 14h
Lavagem simbólica da escadaria da Igreja de Santo António

1_Lavagem de Santo António_©Astrid Toussies.JPG

© Astrid Toussies