Lisboa, cidade marítima
A Praia da Boavista nos séculos XVI a XVIII – fidalgos, mercadores e marinheiros
26 abr 202318h – 19h30
Inês Mendes da Silva e Jorge Semedo de Matos, Centro de História da Universidade de Lisboa
> 12 anos
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço
A cidade de Lisboa nasceu virada para o rio Tejo e desenvolveu-se com o comércio internacional decorrente das viagens oceânicas implementadas, sobretudo, a partir do reinado de D. Manuel. A África, o Brasil e o Oriente foram as fontes deste comércio profícuo, que fizeram da cidade um centro cosmopolita, fervilhante de mercadores vindos de todo o mundo.
Mas, se na primeira parte do séc. XVI, este comércio teve o seu centro em torno do Terreiro do Paço (Praça do Comércio), pouco tempo depois, surge a poente um novo núcleo económico ao longo da Praia da Boavista. O aparecimento de edifícios como os palácios dos Condes de Alvito ou dos Almada-Carvalhais, bem como as instalações da Companhia Geral para o Comércio do Brasil, da Casa da Moeda, os estaleiros navais e o próprio mercado da Ribeira, ilustram bem o aparecimento do novo centro.
Esta apresentação, centrada na Grande Maqueta de Lisboa Pré-Terramoto, em exposição no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, procurará dar-nos uma ideia geral do desenvolvimento da cidade na sua relação com o Tejo, com maior detalhe para o complexo comercial e marítimo da Praia da Boavista e das infraestruturas que lhe estão associadas.
Colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
© Museu de Lisboa