Semana do Passaporte Escolar 2023

28 — 30 mai 202310h – 16h

Todas as idades

Entrada livre

A Semana do Passaporte Escolar | Feira dos Serviços Educativos é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML), cuja 8.ª edição se realiza entre 28 e 30 de maio de 2023, no Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. Pensada para alunos dos ensinos pré-escolar e básico (1.º ciclo), educadores, docentes e pessoal auxiliar educativo, provenientes da rede pública de estabelecimentos escolares da região de Lisboa, a Semana do Passaporte Escolar começa no domingo, 28 de maio, com atividades para famílias, durante todo o dia, oferecidas pelas cerca de 30 entidades públicas e privadas que participam.

PROGRAMA ● 28 MAI ● + FAMÍLIAS

Cerca de 30 entidades públicas ou privadas oferecem, durante todo o dia, um variadíssimo programa de atividades para famílias. Das 10h às 17h, com período de almoço entre as 12h30 e as 14h00.

HISTÓRIAS ILUSTRADAS NO JARDIM
Ao longo de todo o dia, as famílias são convidadas a colorir a cidade, seja sob a forma de desenho, de puzzle ou de pequenas construções.

AQUI HÁ MINHOCAS!
No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta habitam inúmeras plantas e animais e todos estes seres desempenham um papel fundamental na vida dos jardins deste espaço. As minhocas, por exemplo, trabalham arduamente para transformar os resíduos alimentares em composto, comida deliciosa que alimenta a flora dos jardins. Esta oficina acompanha o processo de compostagem, numa visita que começa na estação de compostagem do Palácio Pimenta e desafia toda a família a arregaçar as mangas para a manter. No ano em que o mote para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) é a sustentabilidade e o bem-estar, esta atividade evidencia a relevância ecológica da compostagem, os agentes nela envolvidos e o seu papel no ciclo de vida dos jardins.

14H
O MEU PRIMEIRO SANTO ANTÓNIO
Haverá mais lisboeta que o Santo António? Nesta visita-oficina, as famílias são desafiadas a dar vida ao seu primeiro Santo António e levá-lo para casa! Qual será o seu destino? De cabeça para o baixo? De pernas para o ar? A imaginação não tem limite.
> 5 anos | 30 minutos

TODOS EM CENA!
No tempo dos romanos, representar era um espetáculo complexo e grandioso, digno de um grande império! Máscaras, canções, declamações, danças e mímicas, tudo contribuía para a construção de peças de teatro cómicas ou mais tristes! Uma oficina de prática teatral para as famílias que promete muita diversão e para descobrir o artista que há em nós!
> 5 anos | 30 minutos

PROGRAMA ● 29 MAI ● + ESCOLAS

Cerimónia de abertura e Dia do Pré-Escolar
10H-12H  Feira de Serviços Educativos | Pré-escolar
14H30-16H15 Feira de Serviços Educativos | Pré-escolar

AQUI HÁ MINHOCA

A MINHA PRIMEIRA LISBOA
Lisboa é uma cidade cheia de pessoas e de casas bem coloridas com muitas portas e janelas, e de gatos e de cães e até tem um grande rio que vai até lá ao fuuuundo…e cheia de histórias! De história em história, ora no rio, ora nos montes, ora nos vales vamos à descoberta e, numa caixinha, guardamos alguns tesouros para levar da «minha primeira Lisboa».

11H30 e 15H30
MANEL E CHICO DESCOBREM O TEATRO ROMANO
Uma história encenada numa leitura com teatro de fantoches para dar vida à história da Lisboa romana e aos protagonistas da descoberta do teatro mais antigo de Portugal, partindo do livro com o mesmo nome, do autor Bruno Magina.

PROGRAMA ● 30 MAI ● + ESCOLAS

10H-12H30  Feira de Serviços Educativos | 1.º ciclo