Semana do Passaporte Escolar 2024

12 — 14 mai 202410h – 17h

Participação gratuita

Todas as idades

A Semana do Passaporte Escolar | Feira dos Serviços Educativos é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML), cuja 9.ª edição se realiza entre 12, 13 e 14 de maio de 2024, no Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. Pensada para alunos dos ensinos pré-escolar e básico (1.º ciclo), educadores, docentes e pessoal auxiliar educativo, provenientes da rede pública de estabelecimentos escolares da região de Lisboa, a Semana do Passaporte Escolar começa no domingo, 12 de maio, com atividades para famílias, durante todo o dia, oferecidas pelas cerca de 30 entidades públicas e privadas que participam.

PROGRAMA ● 12 MAIO ● Dia das Famílias

HISTÓRIAS ILUSTRADAS NO JARDIM
Ao longo de todo o dia, as famílias são convidadas a colorir a cidade, seja sob a forma de desenho, de puzzle ou de pequenas construções.

AQUI HÁ MINHOCAS!
No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta habitam inúmeras plantas e animais e todos estes seres desempenham um papel fundamental na vida dos jardins deste espaço. As minhocas, por exemplo, trabalham arduamente para transformar os resíduos alimentares em composto, comida deliciosa que alimenta a flora dos jardins. Esta oficina acompanha o processo de compostagem, numa visita que começa na estação de compostagem do Palácio Pimenta e desafia toda a família a arregaçar as mangas para a manter. Esta atividade evidencia a relevância ecológica da compostagem, os agentes nela envolvidos e o seu papel no ciclo de vida dos jardins.

O MEU PRIMEIRO SANTO ANTÓNIO
Haverá mais lisboeta que o Santo António? Nesta visita-oficina, as famílias são desafiadas a dar vida ao seu primeiro Santo António e levá-lo para casa! Qual será o seu destino? De cabeça para o baixo? De pernas para o ar? A imaginação não tem limite.
> 5 anos | 30 minutos | Participação gratuita

MESTRE DE OBRAS, PROCURA-SE!
Como foi construída a cidade romana de Lisboa? A partir do Teatro Romano, descobrem-se as grandes obras públicas, as vias de comunicação e o urbanismo de Lisboa no período romano. E como a fazer se aprende melhor, nesta visita-oficina, transformados em autênticos mestres de obras, aprende-se a construir um teatro, um templo e muitos outros edifícios, como faziam os lisboetas há 2000 anos.

PROGRAMA ● 13 MAIO ● Dia do pré-escolar

A MINHA PRIMEIRA LISBOA
Lisboa é uma cidade cheia de pessoas e de casas bem coloridas com muitas portas e janelas, e de gatos e de cães e até tem um grande rio que vai até lá ao fuuuundo…e cheia de histórias! De história em história, ora no rio, ora nos montes, ora nos vales vamos à descoberta e, numa caixinha, guardamos alguns tesouros para levar da «minha primeira Lisboa».

11h30 e 14h30
MANEL E CHICO DESCOBREM O TEATRO ROMANO
Uma história encenada numa leitura com teatro de fantoches para dar vida à história da Lisboa romana e aos protagonistas da descoberta do teatro mais antigo de Portugal, partindo do livro com o mesmo nome, do autor Bruno Magina.

PROGRAMA ● 14 MAIO ● Dia do 1.º ciclo

AQUI HÁ INSECTOS?
Abelhas, abelhões, borboletas e outros insetos são relevantes pelo seu papel ecológico e influência nos recursos naturais. Apesar da sua extrema importância para os ecossistemas, a sua diversidade está a diminuir drasticamente devido à agricultura intensiva, à urbanização e às alterações climáticas. Atualmente, é reconhecido que a instalação de hotéis de insetos pode contribuir para conservar a biodiversidade local e promover o aparecimento de insetos benéficos em zonas urbanas. Nesta visita oficina, de forma divertida, os alunos descobrem os habitantes do hotel de insetos do Museu, e como estes promovem a existência de ecossistemas mais ricos e sustentáveis. São desafiados a construir o seu hotel e a descobrir os insetos que existem na sua escola e perto de casa.

ÁGUA VAI!
O tema central desta atividade é a água. Através de uma combinação de histórias, conversas e jogos pretende-se sensibilizar os participantes para a importância desse bem precioso para a nossa vida e que está ameaçado se não tomarmos cuidado com a sua preservação. Usaremos como ferramentas para esta atividade um dominó concebido especialmente para o efeito, bem como conteúdos constantes da exposição de longa duração do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. Ferramentas que nos vão ajudar a refletir sobre o tema e a negociar o que consideramos mais importante para preservar a água e os seus recursos para as próximas gerações.

12MAI_Semana-passaporte-escolar_©José Avelar.JPG

José Avelar © Museu de Lisboa