Estação de Entre Campos, cais

1980

MC.FOT.3665

Os projetos para a construção de um metropolitano em Lisboa remontam à década de 30 do século XX, mas este novo transporte sobre carris e debaixo dos pés dos lisboetas só começou a ganhar forma em 1948, ano no qual foi constituída a Sociedade Metropolitano de Lisboa. As obras começaram em 1955 e terminaram quatro anos depois, tendo-se construído uma rede em Y que era composta por 11 estações e ligava os Restauradores a Sete Rios e a Entre Campos. Privilegiavam-se os corredores Norte-Sul, tal como acontecia com o tráfego automóvel.

Nos dois primeiros dias após a inauguração, ocorrida a 29 de dezembro de 1959, venderam-se 216 mil bilhetes, a 1 escudo e 50 centavos cada viagem. No dia 31 de dezembro, foram muitos os que decidiram celebrar a entrada no novo ano de 1960, no metropolitano, tendo as carruagens circulado “à pinha” nessa hora.

58 anos depois, o metro tem uma rede de 45 Kms, 56 estações e transportou em 2017 mais de 160 milhões de passageiros.

2 Estação de Entre Campos, cais Museu de Lisboa.jpg

@ Museu de Lisboa