Maqueta da cidade de Lisboa, detalhe

CARVALHO, Luiz Caetano de

1915-1930

Maqueta de arte final

MC.MAQ.0025

Luís Caetano Pereira de Carvalho foi construtor civil e 2º Comandante do Corpo Municipal de Salvação Pública e um dos mais louvados bombeiros municipais de Lisboa, chegando a ser condecorado com os graus de cavaleiro da antiga e mui nobre Ordem Militar de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (1908) e cavaleiro de Cristo (1919).

A maqueta representa a Baixa Pombalina e a sua ligação à Mouraria (então ainda sem a Praça Martim Moniz) e ao início da Av. Almirante Reis, relacionando-se ainda com o castelo e a colina de Santana. Ela não estava concluída em 1926, ano em que Luís Pereira de Carvalho, já aposentado, a expôs pela primeira vez no Museu Arqueológico do Carmo, no dia 13 de maio de 1926, à época feriado municipal por ser o dia de nascimento do Marquês de Pombal.

3 Maqueta da cidade de Lisboa Museu de Lisboa.jpg