Saltar para o conteúdo

Conservação e restauro de património industrial

Dois casos em análise entre Lisboa e Torres Novas

23 — 24 mai 202409h30 – 18h

+ 16 anos

Entrada gratuita, mediante inscrição até 17 de maio: reservas@museudelisboa.pt

A deslocação de Lisboa para Torres Novas no dia 24 de maio é assegurada pela organização do evento. O autocarro para os participantes do encontro parte da Rua do Grilo n.º 84 (Lisboa) às 7h45 e regressa às 19h30.

Partindo de dois casos de intervenção recentes, a primeira edição dos Encontros na Moagem revela os trabalhos realizados e os principais obstáculos que se colocaram às equipas multidisciplinares que participaram no processo de conservação e restauro do património industrial integrado da Fábrica de Moagem da Antiga Manutenção Militar, núcleo em construção do Museu de Lisboa, e da Central hidroelétrica do Caldeirão, em Torres Novas, hoje um espaço museológico.

Diferentes especialistas vão partilhar os desafios com que foram confrontados nas várias fases de ambos os processos, desde o diagnóstico à tomada de decisão pela abordagem a seguir em cada caso, salientando o caráter pioneiro de algumas das soluções.

Promovido pelo Museu de Lisboa e pela Câmara Municipal de Torres Novas, o tema deste encontro está intimamente ligado com os lugares em que se realiza. Enquanto que no dia 23 de maio são abertas as portas do Museu de Lisboa – Fábrica de Moagem exclusivamente para este propósito, no dia 24 de maio os momentos de partilha e debate continuam na Central do Caldeirão – Núcleo Museológico, de Torres Novas. 

O programa completo dos Encontros na Moagem já se encontra disponível.

ADV_ML_FM_ENM_Imagem Site_1080x1080px.jpg

© Museu de Lisboa