Entre Brasil, África e Europa: Espiritualidades cruzadas

15 jul 202315h – 17h

Com Babá Pedro, José Lino e Pedro Teotónio Pereira

Entrada livre mediante marcação prévia: reservas@museudelisboa.pt

O sincretismo entre o Candomblé e o Catolicismo é evidente, estando os seus Orixás e Santos intimamente relacionados. Entre eles, está Santo António, que na Baía é sincretizado com Ogum, no Recife com Xangô e no resto do Brasil como Exu, o Senhor dos Caminhos.

Estas espiritualidades, testemunhos do colonialismo e do encontro de culturas, evidenciam heranças culturais comuns que esbatem distâncias geográficas e étnicas.

O Museu de Lisboa e a Associação Batoto Yetu Portugal convidam para uma tarde de encontro, diálogo e espiritualidade, entendidos como formas de devolver visibilidade à diversidade cultural e religiosa de Lisboa.

A tarde inicia-se com uma visita à exposição Vita Prima. Santo António em Portugal e continua com uma conversa com o líder espiritual Babá Pedro (Associação AMOR), José Lino (Batoto Yetu Portugal) e Pedro Teotónio Pereira (Museu de Lisboa).

15 JUL_Conversa Espiritualidades Cruzadas_ Leonor Wagner Alvim.jpg