Vita Prima . Santo António em Portugal

24 jun 2023 — 30 dez 202310h – 18h

3 € (inclui entrada no Museu)

Todas as idades

Esta exposição é uma viagem pela vida de Santo António enquanto jovem. É também uma proposta para entender como o santo e os valores a si associados, sacros e profanos, se tornaram pilares identitários de Lisboa.

António teve duas vidas: antes e depois de aderir à Ordem dos Frades Menores. Em Itália e em França, é mais conhecido como pregador e primeiro professor desta Ordem. Mas, em Portugal, conservou-se a memória da sua infância e juventude, nos locais por onde passou e numa abundante tradição oral.

A vida de Fernando de Bulhões conta-se pelos locais portugueses onde se formou. Colheu os primeiros ensinamentos na Sé de Lisboa, tornou-se monge no Mosteiro de São Vicente de Fora e adquiriu mais sólida formação no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A morte dos cinco Mártires de Marrocos tê-lo-á feito abraçar a causa mendicante. Adotou o nome António e partiu no outono de 1220 para evangelizar em Marrocos.

22 JUN_Vita Prima_Imagem geral.jpg