A intimidade em época romana (séculos I a.C. - IV d.C.)
Cultura visual sobre a sexualidade, corpo e género (uma abordagem para o ocidente peninsular)
24 fev 202417h – 18h15
Por Ricardo Pinto e Chaves, Universidade de Évora (CHAIA)
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço
+ 10 anos | 75 minutos
A sexualidade, o corpo e o género constituem focos de debate cultural e social, interferindo, igualmente, na esfera da política e da economia. A dialética que atualmente existe em torno destas questões poderá ser contemporizada com a sociedade clássica, salvaguardando os devidos distanciamentos a nível concetual e mental, evitando possíveis erros anacrónicos a que estes assuntos têm, ultimamente, sido alvo.
Pretende-se, com esta breve apresentação explorar como a iconografia erótica/sexual permite perspetivar a sexualidade em época romana como um dos muitos instrumentos do processo de domínio e aculturação encetado por Roma, na subjugação de outros povos. A cultura visual associada às relações sexuais poderá contribuir, no espaço mais ocidental do império, para a criação de um discurso específico relativo a uma sexualidade provincial e plural como, aliás, se verifica em outras províncias do Império Romano.
Dada a inexistência de trabalhos deste cariz para o território português, o presente debate torna-se fulcral na obtenção de informação útil no estudo das identidades sexuais romanas regionais.
José Avelar © Museu de Lisboa