Os bilhetes para as visitas às Galerias Romanas já se encontram esgotados

11 abr 2023

Num fenómeno sem precedentes, os bilhetes colocados à venda no dia 10 de abril, antes das 12H, esgotaram em cerca de 15 minutos.

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, o Museu de Lisboa volta a revelar as histórias que as Galerias Romanas guardam entre as suas paredes. As Galerias Romanas da Rua da Prata abrem ao público com visitas de grupo, orientadas pela equipa de mediação cultural do Museu de Lisboa, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O Museu de Lisboa promove a abertura deste monumento correspondente a um criptopórtico em duas épocas do ano (abril e setembro), durante apenas três dias, por ser necessário manter os níveis de humidade relativa e de água no interior do edifício, essenciais à preservação da estrutura.

Quando se encontram fechadas, as Galerias estão submersas num nível de água de cerca de um metro de altura, proveniente de águas subterrâneas que correm no subsolo de Lisboa, sendo, por isso, necessária uma operação de bombeamento da água, limpeza, iluminação e corte de trânsito da via pública para que o acesso se realize em segurança.

Estas visitas são, por isso, apenas possíveis através da conjugação de esforços da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC, do Museu de Lisboa, do Regimento de Sapadores Bombeiros, da Polícia Municipal, da Direção Municipal de Mobilidade e Transportes, Serviços Elétricos e Mecânicos e ainda da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

As visitas de grupo têm uma lotação máxima de 25 pessoas, duram entre 20 a 25 minutos, e são distribuídas pelo final da tarde de dia 21 de abril, entre as 16H e as 18H30, e os dias 22 e 23 de abril, entre as 9H30 e as 18H30.

Por esta ser uma experiência única de aprendizagem para as crianças e jovens, o Museu reservou parte do dia 21 de abril, entre as 9h30 e as 15h45, para visitas escolares, que reúnem um total de 600 alunos de escolas de toda a Área Metropolitana de Lisboa.

No dia 10 de abril, pelas 11H36, os bilhetes foram colocados online na plataforma de bilheteira MEO Blueticket, gerando um link que foi de seguida partilhado com todos os interessados em visitar as Galerias, através do website e das redes sociais do Museu de Lisboa, e por e-mail.

Para surpresa da equipa do Museu, os 1675 bilhetes disponibilizados esgotaram em pouco menos de 15 minutos. O elevado número de pessoas que consultou simultânea e repetidamente a plataforma MEO Blueticket e adquiriu os bilhetes assim que os mesmos foram disponibilizados, causou algumas dificuldades técnicas que impediram uma resposta imediata a todas as solicitações.

O Museu de Lisboa agradece a todos os que adquiriram os seus bilhetes para visitar este monumento e espera poder acolher todos os que não tiveram a oportunidade de o fazer quando as Galerias reabrirem em setembro, para assinalar as Jornadas Europeias do Património.

GAL ROMANAS  (1).jpg