Concurso celebra 800 anos da criação do presépio franciscano

21 ago 2023

Museu de Lisboa - Santo António é um dos três espaços que irá expor os presépios a concurso, entre 8 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024. As inscrições para o concurso terminam a 1 de novembro e os vencedores serão revelados no Dia de Reis.

Para celebrar o 8.º centenário do primeiro presépio recriado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, na montanha de Greccio, em Itália, a Província Portuguesa da Ordem Franciscana lançou um concurso nacional de presépios. As inscrições, que já se encontram abertas, terminam a 1 de novembro e as peças devem ser entregues até dia 20 do mesmo mês.

O concurso é um convite a todos os artistas e artesãos residentes em Portugal, podendo cada artista apresentar apenas um presépio a concurso. A escolha do tipo de arte e dos materiais ficam inteiramente à vontade dos criadores, sendo a única restrição o facto de não poderem ultrapassar os 150 cm de largura e de altura.

Os presépios presentes a concurso serão expostos entre 8 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024 em três locais em Lisboa: no Seminário da Luz, no Museu Nacional do Azulejo e no Museu de Lisboa - Santo António.

O concurso premiará três vencedores: o primeiro prémio no valor de 5 mil euros, o segundo de 2500 euros e o terceiro uma viagem à Terra Santa. Tradição ou modernidade, execução técnica, originalidade, estética e adequação à temática franciscana são os critérios em apreciação pelo júri, formado por Alexandre Nobre Pais (diretor do Museu Nacional do Azulejo), Delfim Manuel (ceramista), Isidro Pereira Lamelas (OFM), Maria Antónia Aleixo Pinto de Matos (Diretora do Museu da Presidência), Pedro Teotónio Pereira (Coordenador do Museu de Lisboa – Santo António), Rui Costa (Vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer) e Teresa Perdigão (antropóloga).

Regulamento do concurso
Ficha de inscrição no concurso

Imagem Cartaz Concurso de presépios.jpg