Fábrica de Moagem expõe trabalhos de alunos da EB1 do Beato

28 jun 2023

Cerca de uma centena de alunos do 1º ciclo da EB1 do Beato participaram no projeto de continuidade Era uma vez uma moagem, promovido pelo Museu de Lisboa ao longo deste ano letivo 2022-2023.

No sábado, 24 de junho, os alunos apresentaram às famílias as suas obras, numa mostra na antiga Fábrica de Moagem da Manutenção Militar de Lisboa, inserida no Hub Criativo do Beato.

A visita à mostra foi acompanhada dos comentários dos próprios «artistas» que, na entrada, junto à primeira vitrina, explicaram o que tinham registado nos seus cadernos durante as visitas e oficinas que realizaram nesta antiga fábrica, atualmente em obras de conservação, restauro e adaptação para instalação de um novo núcleo museológico do Museu de Lisboa, dedicado ao património industrial de Lisboa.

Após a descida ao piso -1, transformado numa gigantesca despensa onde estavam penduradas embalagens de bolachas feitas pelos alunos, o entusiamo tomou conta do grupo. Cada aluno fez questão de encontrar a sua embalagem, personalizada com um rótulo original, para mostrar à família e amigos.

Subindo ao piso 1, desenhos feitos em sala de aula, puxando pela memória sobre o que tinham visto, preenchiam este espaço onde permanecem máquinas e tobogãs que participavam numa das fases de limpeza do cereal antes da sua transformação em farinha.

Esta iniciativa do Museu de Lisboa foi um primeiro passo de aproximação à comunidade escolar e local da Fábrica de Moagem, primeira fábrica da Manutenção Militar, construída no final do século XIX.

O desafio lançado pelo Serviço Educativo do Museu de Lisboa e pela equipa da Fábrica de Moagem foi prontamente acolhido pela Escola Básica n.º 1 do Beato, antiga escola da Manutenção Militar, contando com o apoio da diretora, Annette Alves, e dos cinco professores das turmas envolvidas.

Desenvolvido ao longo do ano letivo 2022-2023, o programa procurou dar a conhecer aos alunos o processo industrial de moagem, de fabrico e empacotamento de bolachas, um dos bens alimentares produzido no complexo fabril da Manutenção Militar de Lisboa.

MLFM_ERA-UMA-VEZ-MOAGEM_2.jpg

MLFM_ERA-UMA-VEZ-MOAGEM_3.jpg