Museu de Lisboa participa na formação de conservadores na Polónia

04 out 2023

O ICCROM - Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais, e o KIK-IRPA - Instituto Real do Património Cultural belga promoveram, em parceria com o Museu de Lisboa, um curso sobre o método Re-Org de reorganização de reservas museológicas, desta vez destinado a conservadores de museus na Polónia.

O objetivo desta ação, que decorreu entre 4 e 8 de setembro, foi formar um grupo de 10 conservadores polacos, capacitando-os como futuros formadores do método Re-Org, programa criado em 2011 pelo ICCROM para reorganização e modernização de reservas museológicas, respondendo aos desafios globais enfrentados pelo património cultural. De acordo com Gäel de Guichen, consultor do ICCROM e principal criador do Re-Org, este foi um momento histórico na vida deste método porque, pela primeira vez desde que foi criado, foi aplicado a um nível nacional e não apenas a um museu.

A partir de metodologias e ferramentas práticas de diagnóstico das condições das reservas dos museus e dos arquivos, os workshops Re-Org fornecem orientações para a implementação deste método que dota as coleções patrimoniais das boas práticas de armazenamento das coleções seguindo as orientações da UNESCO e do ICCROM, e tendo em atenção objetivos globais de sustentabilidade. A metodologia, que está disponível em inglês, francês, espanhol, neerlandês e polaco, e foi partilhada em 27 workshops realizados em 17 países.

O Museu de Lisboa organizou o workshop Re.Org em 2018, aplicando-o à sua Reserva Central, iniciativa que recebeu uma menção honrosa na categoria Projeto Internacional nos Prémios APOM 2019.

2023.09.05_Szkolenie RE-ORG_fot. Sonia Bober01.jpg