Peças do Museu de Lisboa integram exposição na Alemanha

19 out 2023

O Museu de Lisboa emprestou 14 peças ao Museu da Cidade de Dusseldorf (Stadtmuseum Düsseldorf) que estão em exibição na exposição Alianças: Düsseldorf/Lisboa, patente até 7 de janeiro de 2024 na cidade alemã.

A exposição, que tem como imagem principal uma Pedra de Armas com uma caravela portuguesa de velas enfunadas do acervo do Museu de Lisboa, traça as ligações entre Düsseldorf, o Baixo Reno e Lisboa, que existem desde o século XV através de alianças políticas matrimoniais.

«É mesmo um encanto recordar o longo tempo durante o qual mantemos um contacto tão íntimo com Lisboa», referiu o presidente da Câmara de Düsseldorf, Stephan Keller, à RTP, durante a inauguração, a 6 de setembro, que contou com a presença da diretora do Museu de Lisboa, Joana Sousa Monteiro.

A reportagem, de Marisa Fernandes para o programa Hora dos Portugueses, percorre a exposição, mostrando as seis gravuras, as duas pinturas, os dois desenhos, as duas peças de cerâmica, o painel de azulejos e a escultura do Museu de Lisboa que a integram.

A reportagem está disponível em https://bit.ly/3tBZXC5

230906-Portugal_Ausstellungseroeffnung_Stadtmuseum.jpg