Saltar para o conteúdo

Pensar sobre o futuro dos museus de cidade europeus

16 mai 2023

Já se encontra disponível o livro que resultou de 13 anos de reflexão dos membros da Rede de Investigação sobre Museus de História da Cidade Europeus.

European City Museums analisa a evolução dos museus de cidade europeus, as suas transformações e o seu potencial de resposta aos desafios urbanos e continentais contemporâneos.

Com base no trabalho desenvolvido pela Rede de Investigação sobre Museus de História da Cidade Europeus (City History Museums and Research Network of Europe), sediada em Barcelona, a publicação foca-se no papel desta tipologia de museus como mediadores entre a cidade e os seus cidadãos, promovendo visões do que as cidades europeias podem alcançar.

A Rede de Investigação sobre Museus de História da Cidade Europeus é composta por aproximadamente 20 membros de diversas nacionalidades europeias que, ao longo de alguns anos, trocaram perspetivas e debateram ideias sobre como podem estes museus questionar e acompanhar a complexidade do tecido urbano e das múltiplas culturas das suas cidades. Esta publicação apresenta uma leitura crítica sobre movimentos de transição e mudança por parte dos museus de cidade tradicionais enraizados em modelos antigos de museus de história e de artes decorativas, para museus mais contemporâneos em sintonia com o pulsar das comunidades urbanas do presente.

O livro conta com as contribuições de mais de 20 especialistas de museus de cidade, entre investigadores, museólogos e outros profissionais de museus de cidades europeias tão diversas como Barcelona, Berlim, Copenhaga, Munique e Roterdão. Joana Sousa Monteiro, diretora do Museu de Lisboa, foi a autora de um dos capítulos, dedicado ao processo de transformação do Museu de Lisboa, onde se verificam substanciais transformações.

European City Museums, uma monografia publicada pelo Instituto da Cultura da Câmara Municipal de Barcelona e pelo MUHBA - Museu d’Historia de Barcelona e editada por Tim Marshall e Joan Roca i Albert, foi apresentada no passado dia 30 de março e encontra-se disponível para compra em diversas livrarias europeias. Poderá ser consultada na biblioteca do Museu de Lisboa.

European City Museum news site.jpg

Direitos reservados