Apresentação do livro Do Terreno e do Divino

13 dez 202318h – 19h

Barahona Possollo (pinturas); Leonel Gonçalves (poemas)

Entrada livre

+ 10 anos

O Museu de Lisboa - Teatro Romano é palco da apresentação do livro Do Terreno e do Divino, no qual se juntam a pintura de Carlos Barahona Possollo e a poesia de Leonel Gonçalves.

«Este livro de poesia e pintura nasce de duas viagens por uma terra antiga onde vivem, em todas as coisas, os deuses, os mitos e as lendas», explicam os autores, que com esta obra iniciam juntos uma outra viagem.

Barahona Possollo publica, pela primeira vez, parte da sua vasta obra de temática mitológica e arqueológica. Para Leonel Gonçalves é também a estreia em publicação em papel, reunindo algumas das suas criações sobre História, Cultura e Mitologia clássicas.

«Ao olhar para estas imagens e ao lermos estes poemas somos tocados pelos amores e crueldades dos muitos deuses, por vinganças e ciúmes, paixões e invejas, beleza e amores que, hoje, continuam a povoar a nossa vida, o nosso imaginário, as nossas relações e o nosso mundo», afirma Lídia Fernandes, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano, no prefácio da obra. Este «livro de Pandora», refere a autora, recorda-nos «um mundo passado preenchido por outros seres e por outros homens» que se vão conhecendo à medida que se folheiam as 132 páginas desta publicação.

Algumas das quase 60 obras que acompanham os poemas podem ser vistas na exposição Do Terreno e do Divino. Pintura de Barahona Possollo no Teatro Romano que se encontra patente no Museu de Lisboa - Teatro Romano até 10 de março de 2024.

Capa Do terreno e do Divino_Crop.jpg