Todos somos Narciso. Só que não!

25 out 2023 — 08 mar 202410h – 18h

3.º ciclo e secundário | 90 m.

Atividade gratuita mediante marcação: servicoeducativo@museudelisboa.pt

A procura do corpo perfeito condiciona as nossas vidas? Como a nossa sociedade incentiva o culto da imagem? Contribuirão as redes sociais para alimentar a ilusão da felicidade de uma determinada forma estereotipada? Afinal de que somos feitos?

Esta oficina pretende ser uma reflexão sobre as representações sociais do corpo e os fatores culturais que as estruturam no passado e no presente.  A partir das pinturas do artista Barahona Possolo, inspiradas na mitologia clássica, os alunos observam os corpos «perfeitos» de deuses, heróis e atletas, tal como eram representados na Roma Antiga.

A figura de Narciso, jovem belo que se apaixona pelo seu próprio reflexo, serve de mote para os alunos pensarem e analisarem os impactos do uso das redes sociais sobre a construção da sua imagem corporal e estética.

Um debate no qual se convocam a história, a psicologia, a filosofia e sensibilidades individuais e coletivas para melhor entender esta nossa sociedade dos «gostos» e «curtidas».

Vista da exposição «Do Terreno e do Divino. Pintura de Barahona Possollo no Teatro Romano» © José Avelar/Museu de Lisboa

Do Terreno e do Divino